Imaginando e Desenhando a Liderança

Imaginando e desenhando a liderança não é um livro, é um caderno de um aluno atento que colhe todas as informações que não estão escritas nos livros, mas que são significativamente o extrato da vida e da experiência dos professores e dos consultores envolvidos neste projeto.
Este caderno, que passamos a chamar de insights/workbook, foi desenvolvido em atividades de aula por nós consultores – Mandelli, Toti, Livia – e documentados por Donatella Pastorino. Ele se torna ideal para acompanhar tanto a leitura e estudo dos livros-texto que escrevemos sobre liderança quanto como instrumentos básicos de workshops sobre o tema – basta transformar cada página em slides.

A ideia de produzir este livro surgiu do nosso prazer e da nossa alegria de ensinar as táticas e os truques sobre a liderança combinados com a capacidade e a habilidade de transformar cada ponto que faz a diferença em algo lúdico, em imagens que divertem e acabam sendo gravadas na mente de cada leitor, estimulando sua capacidade de criar conceitos próprios em cima de conceitos já desenvolvidos.

Aprendemos com sábios autores que os desenhos ajudam o cérebro a entender os conceitos, criando teias de informações em vez de um conteúdo corrido, acionando a sua criatividade, atitude mental necessária para o exercício da liderança. Por vezes, acabamos deixando de lado a emoção, a criatividade, a intuição e a ousadia em entender as coisas de uma forma diferente, nesse sentido, as imagens permitem que seu cérebro crie seus próprios insights ao ver os desenhos e te conduza em uma jornada de autodescoberta dos conceitos que, por vezes, você já sabia, mas não estavam sendo acionados pelo seu sistema de coleta de informações devido ao seu envolvimento com a rotina comum de aprendizagem e à minimização da sua inteligência espacial visual, que se refere à sua facilidade de perceber o mundo exterior e transformar essa informação.
Nosso objetivo com esses elementos é aguçar os leitores a tentar decifrar o conteúdo pelas animações e buscar se aprofundar nos conceitos por meio dos livros.
O conteúdo está dividido em partes que seguem a mesma sequência de um programa de liderança normalmente desenvolvido em três dias, são elas:

  • liderar com/sem autoridade: basicamente se tem autoridade para lidar com suas equipes, mas não com os seus pares e chefes – o que fundamenta essas relações?
  • liderar não é igual em todo lugar: existe uma diferença muito clara na forma de liderar em países mais estáveis ou turbulentos, de economia crescente ou estagnada, com garantias individuais dadas pelo sistema de governo ou não, ou seja, não é igual em todo lugar
  • Liderar é construir engajamento: os segredos do engajamento das pessoas na organização!
  • Liderar é manter o senso de urgência: onde não há inimigo não há liderança? De onde vem o senso de urgência? Pecado central da comunicação e dos rituais
  • liderar é manter o estado de alerta: feito superior, complacência, feedback – precisamos reaprender tudo isso no mundo de autoestima hoje em dia
  • liderar é dominar certas capacidades: negociar, decidir, medir, desafiar e comunicar – precisa ser mestre nesses quatro itens
  • liderar é alinhar líder e liderados: desalinhar significa perder velocidade! Mas o que precisa alinhar?
  • liderar é um “papel” de gerir pessoas: existe liderança dentro de cada pessoa
  • autoliderar-se antes de liderar os e com os outros: a importância do autoconhecimento e do equilíbrio emocional para lidar com equipes pares e superiores
  • liderar pessoa a pessoa dentro da equipe: identificando cada um e tratando pessoas em estágios diferentes de forma diferente
  • liderar o desenvolvimento da equipe: todos no mesmo bote na corredeira
  • liderar (o foco emocional da equipe) é evitar toxicidades desnecessárias
  • liderar é inspirar um projeto comum: como fazer a equipe ver o futuro, apalpá-lo e sentir que vale a pena ajudar a construí-lo e estar nele
  • liderar “com” os pares e superiores: esta é a uma arena diferente de equipes, pois o poder de influência é a base de raciocínio, e não mais a hierarquia que prevaleceu nos conceitos de equipes. Ganhar empatia e abandonar o orgulho de autoria são essenciais
  • liderar “com” os pares e chefes: táticas que funcionam

Nosso objetivo com Imaginando e desenhando a hierarquia é despertar em cada leitor a curiosidade de buscar nos livros estudar e aprender como se faz essa gestão para criar ambientes de alta performance.
E, por ser um caderno, deixamos espaços em branco para que você possa fazer suas anotações.

Além disso, disponibilizamos uma hotline para que cada curioso ou interessado em liderar possa buscar orientações e tirar suas dúvidas: Fale Conosco.

Os e-mails serão respondidos em até 24 horas.
Convidamos você a riscar e rabiscar este workbook e adentrar um mundo divertido e desenhado no aprendizado e aprofundamento da liderança.
Estamos certos de que esta será uma forma inusitada para traçar uma linha de sucesso em seu papel de inspirar as pessoas dentro das organizações.
Lápis na mão, mente aberta para um novo aprendizado e disciplina para construir a sua aprendizagem.

Pedro Mandelli

Pedro Mandelli

“Doação de sabedoria e extraordinária disponibilidade para guiar pessoas e organizações na execução de seus desafios”

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