(0xx11) 3846.8148 ou 3045.8308 mandelli@mandelli.com.br

Sozinho é muito difícil enfrentar a situação atual; aprenda a buscar ajuda profissional quanto antes.

Aumenta, cada vez mais, a pressão social para que tenhamos sucesso profissional. Aumenta a pressão no trabalho por resultados de curtíssimo prazo que são cada vez mais difíceis de obter. Aumenta a pressão para adquirirmos as competências que a organização nos impõe (ou seremos desqualificados). Aumenta a pressão por um aprendizado cada vez mais largo e profundo. Vivemos, todos, dentro de uma panela de pressão.

O pior é que, no Brasil atual, essa panela está no fogo mais forte de um fogão turbo, porque a economia não galopa, não anda, nem sequer engatinha – só dá marcha à ré. Porém há uma pressão ainda mais maléfica do que essas todas juntas: a da solidão. A sensação é a de não haver a quem recorrer nesse aperto.

Não é verdade. O mundo moderno nos dá possibilidades diferentes do mundo anterior. Podemos contar com serviços profissionais de aconselhamento para planejar a vida, a carreira e/ou a organização. Custam aos bolsos, mas são um investi mento mais do que um custo: planejar o caminho adiante economiza tempo, energia e dinheiro em vaivéns de aprendizado. Investimos em ganhar tempo, energia e dinheiro.

Mesmo que eu já tenha convencido você sobre a necessidade do investimento, hão de lhe restar algumas dúvidas. A primeira deve ser sobre que orientador procurar, não é? Normalmente recorremos ao superior imediato ou ao amigo de trabalho, mas nenhuma dessas pessoas, na maioria dos casos, tem método para orientar alguém ou treino e independência para fazê-lo sem viés. Imagine se sua dor fosse física. Você poderia conversar com o superior imediato ou o amigo do escritório, mas nenhum deles o curaria. Buscar um médico seria necessário, tanto quanto é necessário procurar um conselheiro profissional.

A segunda dúvida costuma ser sobre quando procurar esse aconselhamento. Quando já estiver cozido na panela de pressão ou imediatamente?Talvez esteja achando que a empresa cuidará de você, mas não é assim que funciona: você é quem cuida da empresa e, por isso, tem de cuidar de si mesmo (para ser o melhor profissional possível).

A resposta exata sobre o quando é, portanto, a de que você deve aconselharse sempre, de maneira constante – e obrigatoriamente antes de virar feijão cozido na panela de pressão. Essas são as notícias da panela de pressão. E são notícias boas, porque a empresa talvez seja o único lugar do mundo que nos permite aplicar o que sabemos, nos deixa aprender com isso e ainda nos remunera pelo esforço.