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Livros e Publicações

Nosso trabalho não termina com o final do projeto

Acreditamos que uma de nossas responsabilidades é disseminar conhecimentos. Nesta página você encontrará livros que editamos e colocamos à sua disposição. Caso queira adquiri-los entre em contato conosco: mandelli@mandelli.com.br


 

Vestindo a Liderança – 14 Comportamentos essenciais para a alta performance emocional

KATIA SOARES, LIVIA MANDELLI

Estamos numa era onde a crise comportamental faz-se presente, e é fácil encontrar pessoas verdadeiramente doentes e intoxicadas pela má qualidade das relações nas empresas. Nesta obra você encontrará momentos de auto reflexão direcionada. Estas sessões irão auxiliá-lo em soluções de dentro para fora, trazendo as repostas de seus problemas emocionais de liderança para o plano consciente. A autora afirma que através do autoconhecimento e a prática de uma liderança autoconsciente, profissionais podem alcançar uma vida organizacional saudável emocionalmente.

Exercendo a Liderança

ANTONIO LORIGGIO, PEDRO MANDELLI

A proposta desse livro é oferecer um conteúdo específico para o desenvolvimento dos líderes, ou seja, seu autodesenvolvimento, autocontrole, empatia e articulação ao comandarem suas equipes. Utilizando uma linguagem clara e acessível para trabalhar diversos conceitos e ideias essenciais à liderança, além de dicas e truques práticos, a presente obra busca provocar reflexões e mudanças na sua maneira de liderar.

Empresa em Movimento

Este livro foi traduzido, prefaciado e editado pela Mandelli Consultores Associados

Hoje em dia, as organizações devem ser capazes de prever as mudanças, adaptar-se e realizar transformações de uma forma rápida e contínua para se manterem na liderança. A gestão de mudanças é uma difícil arte. Os responsáveis por ela enfrentam fenômenos extremamente complexos, contra os quais os tradicionais métodos e modelos de gestão são praticamente inúteis. Os objetivos deste livro são dois:

• Descrever a dinâmica da mudança, suas causas, armadilhas e seus critérios para o sucesso, de forma que ajude os administradores a impulsionarem suas empresas e a realizarem as mudanças mais rapidamente;
• Apresentar um modo prático de gerenciar a mudança na forma de dez chaves específicas, que revelam ferramentas e técnicas extraídas da ampla experiência dos autores.

Os métodos operacionais e a visão dinâmica do processo de gestão da mudança descritos neste livro o torna minestimável a qualquer organização que está iniciando ou considerando a realização de mudanças.

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A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças nas Organizações

Mandelli Consultores Associados

“Existem desafios que costumo qualificar pelas sua dimensões como sendo um desafio para ser enfrentado “em turma”. Uso o termo “turma” para lembrar os grupos solidários, sem estrelismos e absolutamente integrados que frequentam as lembranças de nossa juventude. Escrever sobre mudanças nas organizações é com certeza um desafio para uma boa “turma”. E a “turma” do Pedro Mandelli o enfrentou realizando um trabalho soberano e generoso. Soberana porque integram contexto e conteúdo de maneira perfeita. Generoso porque efetivamente compartilham conhecimento sem esconder os “pulos do gato” nem o próprio gato. Obrigado em nome dos que sabem que aprender é um processo eterno” Luiz Carlos Queirós Cabrera, Sócio-Diretor – Panelli, Motta, Cabrera & Associados

“O trabalho feito a gosto não cansa.” Jefferson

“Escrever um livro a doze mãos – é bem verdade que com seis cabeças privilegiadas! – parece ser um desafio impossível de ser enfrentado! Entretanto, os últimos dez anos de convivência e diversos trabalhos conjuntos realizados com esses profissionais, me trazem a certeza do sucesso nesta empreitada.
À competência da equipe Mandelli faço questão de agregar algumas qualidades raras: a clareza de quem domina o assunto, o carinho e profundo respeito no trato das situações de mudança, das pessoas envolvidas e de seus líderes, e uma maneira muito especial de falar as verdades que precisam ser ditas – mesmo as mais dolorosas!
Ter prazer no trabalho é uma característica que admiro nesta Equipe Mandelli. Mas principalmente, gostar do que faz, acreditar no que faz e gerar credibilidade, sempre com uma postura profundamente ética
e responsável. Um dos grandes méritos que vejo no livro é a consistência: o que está escrito é resultante do embasamento teórico, da prática destes vinte anos de experiência na consultoria e da comprovaçao dos clientes. Mas não posso deixar de ressaltar e elogiar a humildade e o desprendimento dos autores em tornar pública a acessível aos leitores a metologia de Mudanças, desenvolvida pela Equipe e implementada com sucesso em inúmeros projetos.
Tenho certeza que a leitura do livro trará a todos vocês aquele brilho nos olhos que percebi nos profissionais que participaram dos processos conduzidos pela Equipe Mandelli” Tatiana Wernikoff, Diretora-Consultora em desenvolvimento de Pessoas IPO – Instituto de Psicologia Organizacional

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Muito Além da Hierarquia

Pedro Mandelli

Esta é a hora para você mudar! A partir dos anos 90, a globalização da economia inseriu as empresas em um cenário de competitividade crescente. Essa mudança provocou fortes impactos na estrutura organizacional, nos instrumentos de gestão e na tecnologia instalada. Ocorreram inúmeros movimentos que influenciaram as organizações, como redução de níveis hierárquicos, qualidade, reengenharia, entre outros.Portanto, para evoluir e crescer profissionalmente, você, gestor, deve evoluir em suas e competências para estar preparado para a nova realidade. Você deve mudar sua postura, fazer um autodiagnóstico gerencial e transformar-se em um gestor além da hierarquia.
Este novo conceito, criado pelo renomado professor Pedro Mandelli, vai ajudá-lo a assumir o perfil de gestor que valoriza as pessoas e os processos de desenvolvimento próprio e de seus subordinados, tendo como objetivo capacitar a equipe para que todos cresçam profissionalmente. Como fazer isso? Neste livro, você encontrará todas as ferramentas necessárias. Mãos à obra!

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De Onde Vêm os Problemas

Antônio Loriggio

“Com o intuito de equacionar o processo de tomada de decisão, e de dar bases instrumentais, nasce esta obra de Loriggio, repleta de técnicas resultantes de seus anos de experiência executiva, acadêmica e, agora, de consultoria. Produto de observações, mas, fundamentalmente, de estudo e pesquisa, o livro é um manual prático de tomada de decisão que se destina:

• A todos os gestores, de qualquer área ou especialidade;
• A quem busca uma carreira executiva sólida, sem o uso da tentativa e erro como mecanismo decisório;
• A qualquer carreira técnica;
• A todos os cursos que ensinam apenas a solução e queiram capacitar, também, no estudo das causas;

Enfim, um livro escrito por um profissional aficionado em gestão e que pode elevar, substancialmente, o patamar de assertividade do processo decisório de todos os envolvidos com questões de administração, despoluído de receitas e premissas ultrapassadas e, especialmente, apoiado na experiência e na dedicação pessoal. Não é um livro para ser lido, mas, sim, para ser estudado; este é o meu convite” – Antônio Loriggio, Sócio-diretor da Mandelli Consultores Associados.

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Liderança Nua e Crua

Livia Mandelli

O livro traz uma reflexão sobre a história da liderança feminina, revelando aspectos essenciais de sua origem e herança cultural. Tal contextualização permite expandir a consciência sobre conceitos que passariam despercebidos, a princípio. Questões veladas, como agressividade, força e independência são sutil- mente iluminadas por Livia, em uma escrita perspicaz e lúcida.

Como a liderança feminina impacta os resultados do negócio?

A partir de uma revisão bibliográfica minuciosa é possível compreender quais são os grandes legados da mulher às organizações: a promoção de mudanças culturais e o equilíbrio entre pessoas e resultados. A intra pessoalidade se torna, pois, uma ferramenta poderosa no mundo corporativo.

A maneira clara e objetiva que conduz a narrativa facilita a elucidação de conceitos importantes. Ao mesmo tempo, Livia promove uma visão prática de como utilizar ao máximo as principais competências relativas ao sucesso nas organizações.

Uma proposta audaciosa se consolida ao longo do livro, sugerindo a confluência harmônica entre as habilidades pertencente a ambos os gêneros. A androginia da liderança esboça o sucesso no futuro das relações de trabalho.

As pesquisas com líderes femininas apontam a sincronicidade: discursos uniformes e arquetípicos. Ao terminar a leitura, parece que a resposta estava à nossa frente o tempo todo. Por várias vezes senti na pele os aspectos citados dos traços femininos na liderança e suas implicações tanto para o bem quanto para o mal.

O texto flui através de uma organização das raízes históricas primeiro, para depois oferecer inúmeras possibilidades vitoriosas para o futuro. Posso dizer que é um livro indispensável para mulheres e homens que buscam uma visão inovadora e audaciosa de liderança.

Lívia nos traz, ainda, uma delicada questão: Como o engajamento pode ser sustentável, quando a liderança é míope e exagerada?

A sociedade tem vivido uma transformação de papéis vertiginosa. Essas mudanças afetam o formato das famílias e reverberam em todos os âmbitos da existência. Em tempos de repensar as atuações pessoais e profissionais, devemos refletir sobre novas formas de criar os vínculos. Assim, aproveitando a complementaridade entre o masculino e feminino, desta forma será possível exercer com maestria nossas competências.
Este livro ilumina questões que nunca deveriam ser silenciadas.

Adriana Fellipelli

 

 

Vida e Carreira – Um Equilíbrio Possível ?

Pedro  Mandelli & Mario Sergio Cortella

Desejo utópico? Seria apenas um sonho conciliar de maneira satisfatória a vida pessoal e familiar com uma carreira bem-sucedida?
Cortella e Mandelli defendem que não se trata de nenhuma espécie de delírio. Ao contrário, lembram o leitor de que nem mesmo é possível separar a “vida pessoal” da “vida profissional” – elementos que compõem o cotidiano de cada um de nós.
Mas, então, como lidar com os problemas no trabalho sem ser atropelado pelo estresse? E como responder ao alto nível de demanda familiar se há sempre trabalho acumulado à nossa espera?
Eis algumas das questões que esses dois experientes consultores da área empresarial discutem aqui. Além disso, diversos temas importantes passam em revista: a trajetória profissional e a construção da carreira; as conexões entre estabilidade e segurança; valores e felicidade; a contribuição da tecnologia e muito mais.
Ao final, valiosas dicas e virtudes que podemos e devemos cultivar para que realmente seja possível realizar esse sonho tão fundamental de aliar um modo de vida agradável com uma carreira gratificante!
Sumário
  • Vida pessoal e vida profissional
  • Trajetórias
  • A esperança e a história de cada um
  • A única coisa permanente é a mudança
  • A construção da carreira
  • Estabilidade x segurança
  • Para onde queremos ir?
  • É possível ser feliz na carreira?
  • Geração ou carreira Y, Z…?
  • Carreira e felicidade
  • Será que carreira tem fim?
  • A construção do valor da carreira
  • E os insights, as grandes jogadas?
  • A tecnologia e a carreira
  • Você chegou lá… E com alegria?
  • O que eu quero da minha vida?
  • Cinco dicas básicas + três virtudes indispensáveis
  • O sabor da conquista
  • Glossário

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PRAXIS

Maura Mazzeo Zurdo

A atuação como professora em vários programas de desenvolvimento gerencial durante mais de 15 anos proporcionou o entendimento sobre quais deveriam ser as diferenças entre os projetos de conclusão de mestrados acadêmicos e mestrados executivos. Os mestrados executivos precisam ter seu ápice em um trabalho prático, aplicável e que proporcione ganhos reais nas organizações – aumento de receita, reduções de custos, aumentos de eficiência de processos, mudanças efetivas, novos produtos ou serviços, dentre outros exemplos. Para tanto, os alunos precisam de uma estrutura de trabalho clara que evite que a rotina na função deteriore o entusiasmo inicial, uma metodologia que os ajude a selecionar um projeto de abrangência factível (prazo e porte dentro da sua possibilidade) e, ainda, o apoio de professores no conteúdo técnico. Um último aspecto que precisa ser levado em conta é a necessidade de busca de um patrocinador do projeto dentro da organização – alguém que ajude o aluno nas questões políticas e na obtenção de recursos necessários para a implementação das inovações com sucesso. Praxis é o resultado desse trabalho conjunto da equipe da Sustentare. PDF Download

WORKCASES

Maura Mazzeo Zurdo

Um dos principais desafios em programas de desenvolvimento gerencial é obter a transferência do que foi “aprendido” para a prática nas organizações. Nos cursos, as novidades fomentam discussões em classe, ativam a mente dos participantes e desencadeiam os processos de “eu poderia aplicar isso lá na empresa”. Por outro lado, a rotina do ambiente de trabalho, os problemas do dia a dia e a complexidade das relações nas organizações, devido ao porte ou a políticas, minam esse processo.
Workcases é um exemplo do esforço de uma instituição de ensino, de seus professores e alunos para alavancar o aprendizado via aplicação de conceitos estudados em sala.
Esse esforço foi a origem do PEA – Projeto Empresarial Aplicado, que foi desenvolvido de forma a unir em um só projeto os métodos de ensino-aprendizagem tradicional (professor / aluno), do caso (casos reais são analisados) e o vivencial (a situação real é vivenciada para promover o aprendizado e a mudança).

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