(0xx11) 3846.8148 ou 3045.8308 mandelli@mandelli.com.br

São sempre duas realidades, dois mundos competindo pela tua presença emocional dentro de uma organização: o mundo dos problemas e o mundo dos resultados e pior do que esta competição entre eles, você recebe convites diariamente para participar de celebrações e conversas dentro de cada um.

O mundo dos problemas é repleto de novidades, uma pior do que a outra e algumas com retoques de sarcasmo e, às vezes, até de certo sadismo. É um mundo que só aumenta de tamanho todos os momentos, não tem emoção dentro dele, só existe negação, ironia e descaso dos seus participantes. Porém, é um mundo rápido, muito rápido! As notícias correm de bebedouro em bebedouro, de máquina de café a máquina de café, de toilete a toilete e pior do que isso, cada noticia aumenta de tamanho dando maior prazer e poder aos seus agentes. É um mundo proativo, pois as pessoas que não sabem das notícias correm atras delas, procuram se encontrar, procuram estabelecer contato e, às vezes, até fazem listas de demissões ou marcados para morrer. Mas quem inaugurou este mundo?? A grande descoberta é que ele não é novo e sua avó– sim eu disse sua – já era uma grande patrocinadora/agente dele, pois ela já falava para sua mãe quando a mesma reclamava da ausência/atraso do filho (a) – no caso você– onde estará meu filho (a), porque está atrasado? E a avó respondia para sua mãe: não se preocupe porque notícia ruim chega logo e dava uma risadinha. Veja só, sua avó já sabia do mundo do negativo e irônico!

Este fenômeno se chama radio peão ou radio corredor, mas tecnicamente o sistema se chama psico social. É um grande sistema de conversas, interesses e conflitos em estado de dormência que circula proativamente nas organizações, ampliando os problemas e notícias ruins pelos corredores. Acredite, é um sistema que existe, é muito eficaz e funciona 24 horas por dia, mas te faz prisioneiro da falta de motivos ou melhor, suga a motivação e perspectiva que deveriam residir dentro de cada um: reclame com sua avó!!

O outro mundo é o de resultados, novidades, projetos e aprendizado que corre em paralelo e por incrível que pareça, é nele que residem as tuas perspectivas, mas ele é lento, transita pela estrutura da organização, é transparente e portanto não tem o mistério e o charme do namoro novo. É uma arena conhecida que precisa ser vivida intensamente para ser apreciada. É um campo vigoroso que requer energia de cada pessoa que procura nele viver. É uma necessidade viver obstinadamente construindo tijolo a tijolo a sua própria credibilidade. Vale a pena? Óbvio que sim, mas precisa lutar contra o mundo dos problemas senão o mal vence com facilidade, pois a radio peão tem pelo menos dez vezes a potência e a velocidade do mundo dos resultados.

Enfim, escolha o mundo que quer viver, pois a escolha é individual e dentro dos interesses de cada um, mas não reclame da tua escolha, pois o mundo dos problemas te come, te anula e te joga no grupo dos sem solução. Já o mundo dos resultados é bem prazeroso e te coloca sempre em perspectiva, mas requer obstinação e muita energia.

Decida e boa sorte!

Print Friendly, PDF & Email